Aprenda a usar o SEO no Marketing de Autoridade

Introdução

Você sabe o que o SEO e o Marketing de Autoridade têm em comum? Bom, para ser bem franco, muita coisa.

Ambos têm a função de gerar resultados diretos para a empresa. Os dois são elementos importantíssimos para o funil de vendas. E tanto um quanto o outro geram tráfego para websites.

Não é a toa que uma das métricas mais valiosas da Otimização para Mecanismos de Buscas diz respeito, exatamente, à Autoridade de Página.

Mas a verdade é que essas duas ações altamente eficazes são complementares.

Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura. A seguir, saiba como utilizar o SEO para aumentar a sua autoridade na esfera digital e atrair ainda mais pessoas para o seu site ou perfil social!

Otimize o seu site oficial

Segundo Adam Witty e Rusty Shelton, autores do livro Authority Marketing, a primeira atitude a ser tomada ao criar uma estratégia de Marketing de Autoridade é comprar o domínio relativo ao nome do indivíduo.

Embora alguns especialistas acreditem que o cerne da URL não tenha grande influência no ranqueamento, há claros indícios de que sua aquisição trará o resultado da busca pelo nome ao primeiro lugar.

A verdade é que geralmente nomes próprios (a não ser os de pessoas muito famosas) não são palavras-chave muito concorridas.

Assim sendo, não é tão complexo adquirir um alto ranking.

Diferentemente de quando você procura pelo volume de buscas de um termo comercialmente competitivo, aqui a ideia não é gerar tráfego contínuo. Pelo menos não a princípio, já que a maioria das pessoas começa no nível de desconhecimento na Escala de Autoridade.

Além de passar a impressão de seriedade e autoridade (sim, as pessoas ficarão impressionadas ao ver um site com o seu nome), a ideia é que quando você publicar um livro, der uma palestra ou criar uma Academia, os usuários façam uma pesquisa com o seu nome.

E, nesse caso, o seu site precisa estar na primeira colocação, certo?

Além disso, há diversos outros fatores de ranqueamento para otimizar o site, como o layout, velocidade de carregamento, navegabilidade, design responsivo, tipografia, identidade visual, acessibilidade, entre outros.

Em resumo, todas as páginas do seu site devem ter boas performances quanto à utilização.

Ao conjunto de técnicas que visam proporcionar momentos agradáveis ao usuário quando interagem com o site, dá-se o nome de Experiência do Usuário (UX).

Use a cauda longa no blog

O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais quentes do momento. É a maneira mais humana de se aproximar de potenciais clientes e engajar usuários, gerando relacionamentos entre pessoas e marcas.

Ou, no caso do Marketing de Autoridade, entre pessoas e pessoas (P2P).

O blog é considerado por muitos especialistas como o instrumento mais poderoso para atrair novos visitantes às páginas de um site corporativo.

Isso porque as páginas ranqueiam no Google, o que significa que quanto mais e melhor posicionadas as landing pages na página de resultados, maior o tráfego gerado.

Vamos a um exemplo prático. Imagine que uma loja virtual de calçados queira aumentar o número de pessoas que acessam as páginas internas do blog empresarial.

Depois de uma análise em ferramentas de palavras-chave (como o Planejador de Palavras-Chave do Google, o Ubersuggest ou o Keyword.io), conclui-se que um termo relevante é “melhores lojas para comprar tênis online”.

Nesse caso, a empresa poderia criar um artigo cujo título é “Saiba quais são as melhores lojas para comprar tênis online” e aplicar ao longo do texto técnicas de SEO para que elas performem bem no Google.

No entanto, há grande concorrência por termos de busca valiosos. Então o administrador do site não terá uma tarefa fácil.

Uma boa solução para isso é o uso de keywords de cauda longa, que são termos mais extensos. Ou seja, mais específicas.

Agora ficou mais clara a importância do primeiro tópico, não é mesmo? Sempre que você se mostrar útil para um usuário, ele absorverá o seu nome até criar uma imagem de autoridade.

Compreenda os mecanismos de buscas das redes sociais

Apesar de comumente nos referirmos aos mecanismos de buscas como ferramentas semelhantes ao Google, Bing ou Yahoo!, as redes sociais também têm seus próprios algoritmos para entregar resultados aos usuários.

No caso do Marketing de Autoridade, há uma delas que geralmente tem um destaque maior: o LinkedIn.

Nessa circunstância, há alguns meios muito interessantes para que o seu perfil seja exibido nos principais resultados da busca.

Como o LinkedIn é uma plataforma de interação social e, portanto, o que chamamos de terreno alugado, não é possível interferir em variáveis de performance ou design.

No entanto, você pode investir em uma foto profissional, criar conteúdos no LinkedIn Pulse e elaborar ações de posts sociais.

Essas atividades também são consideradas SEO, já que atraem tráfego e acumulam engajamento, duas das mais importantes métricas para ranqueamento na rede.

Ademais, as palavras-chave também precisam ser usadas com parcimônia. Antes de tudo, crie a sua própria URL, que segue o mesmo fundamento do tópico anterior.

Já o cargo precisa refletir as intenções do usuário que você deseja que lhe encontre.

Muitas pessoas inserem nesse campo nomenclaturas irrelevantes para algoritmos de buscas, como “incentivador de novas ideias”, “entusiasta da tecnologia” ou “escritor best-seller”.

Isso pode ter efeitos positivos em questões de branding. Mas se o seu objetivo é fazer com que o seu perfil seja encontrado, o ideal é colocar algo que as pessoas realmente buscarão.

Se você presta serviços de consultoria, “especialista de marketing digital” poderia funcionar. Se visa aquisição de parceiros de negócios, “fundador da empresa X” parece uma boa ideia.

E se estiver em busca de um emprego, o ideal é colocar o cargo para o qual pretende aplicar. Afinal, é como um recrutador procuraria.

Lembre-se: o seu perfil no LinkedIn não é um anúncio. Use a mesma lógica para os demais campos, como resumo, interesses de carreira e etiquetas. Assim, você será tratado como um aliado do algoritmo e recompensado com boas posições. E, possivelmente, ranquear diretamente nas páginas de resultados do Google.

Para o Marketing de Autoridade, é preciso aplicar um pensamento relacionado em outras redes sociais. Para o canal no YouTube, o ideal é que tenha o seu nome. E, para os conteúdos, basta aplicar os conceitos de SEO do Google.

Instagram, Facebook, Twitter, SlideShare e Pinterest são outros canais muito populares no Brasil com diferentes características, mas com algoritmos que também levam em conta as interações.

Conquiste backlinks

A conquista de backlinks é uma das técnicas mais importantes para agradar os robôs do Google.

São links em sites externos, ou seja, que não estão sob a administração da pessoa. Quando um site cria um link para outro, ele está repassando autoridade. Em outras palavras, referenciando-o como página confiável.

Assim sendo, quanto maior a relevância da fonte, maior o impacto nos mecanismos de buscas.

Aqui chegamos a um ponto bem simplório, mas que muitas empresas ainda não aprenderam: para conquistar bons backlinks, basta criar bons conteúdos.

Pesquisas, vídeos, artigos, ebooks e qualquer outro material que faça com que outros profissionais queiram referenciá-lo.

Ao levarmos em consideração os pilares do Marketing de Autoridade, há ainda diversas outras maneiras de fazer com que páginas externas levem o usuário até a sua. Vamos falar sobre elas a seguir.

Trabalhe a sua imagem

Pode parecer redundante, mas trabalhar a imagem é um ótimo meio para gerar tráfego para o suas próprias páginas e gerar autoridade.

Aqui nos referimos principalmente a diferentes formatos de mídia adquirida (ou conquistada).

Por exemplo, participações em shows de TV, canais no YouTube, podcasts, programas de rádio, entrevistas em revistas e jornais, palestras em eventos… Ou seja, tudo aquilo que lhe proporcionará visibilidade e credibilidade.

Cabe à autoridade transferir os usuários desses canais externos e levá-los até os próprios, de preferência retendo-os de alguma maneira.

Os canais digitais que proporcionam essa continuidade são o e-mail marketing, as redes sociais e o WhatsApp, apenas para citar alguns.

Essas referências têm uma influência no branding, mas não somente. Há aplicação prática, que são os links conquistados, o que repassa autoridade para o seus próprios canais de comunicação.

Relacione-se

Outro dos grandes pilares do Marketing de Autoridade são os relacionamentos.

Antigamente as relações comerciais eram estabelecidas em eventos, solenidades e reuniões. Mas hoje a convivência é diária por meio das redes sociais.

Não é nenhuma novidade que ao interagir com pessoas influente no ramo, a tendência é que você também se firme como uma autoridade no assunto.

Mas ainda há mais. Ao aplicar as demais técnicas citadas neste artigo, você provavelmente começará a receber comentários e mensagens diretas nos seus perfis nas mídias sociais.

Acredite, esse tipo de diálogo também será muito valioso para a sua imagem. Ao tratar bem as pessoas e ajudá-las na resolução de problemas, elas falarão sobre a sua postura para outras, gerando um ciclo de autoridade.

Isso também auxilia a otimização para mecanismos de buscas, tanto sociais quanto de links, já que as referências apontando para as suas páginas internas aumentarão organicamente.

Existem muitas maneiras de usar o SEO no Marketing de Autoridade. Ao aliar essas estratégias, certamente você notará benefícios incríveis à sua marca pessoal.

E então, este conteúdo foi útil para você? Nesse caso, inscreva-se na nossa newsletter e receba muitos outros materiais semelhantes! Nos vemos por lá!