Quora > Google. A dura verdade que precisamos aceitar

O relógio aponta 15 minutos do segundo tempo.

O treinador olha para o banco.

O juíz leva o apito à boca.

O quarto árbitro levanta a placa.

Sai Orkut, entra Facebook.

Você se lembra dessa troca?

Parece que foi ontem que deixamos de usar o MSN para adentrar no mundo do WhatsApp, não é mesmo?

Ou abandonamos os serviços do Hotmail (alguém aí ainda usa?) para mergulharmos nos serviços de nuvem do Gmail.

Mesmo que você não perceba o movimento, somos aves migratórias no mundo da web.

Quando falamos em mecanismos de buscas, as coisas não são tão diferentes.

Anos atrás, o robô do momento era o Cadê?.

Isso nos revela duas coisas.

Primeiro, caso se lembre dessa interface, que você está ficando velho.

Segundo, que tudo na web é mutável. Não há nenhuma garantia de que as ferramentas hoje utilizadas ainda as serão amanhã. Quem decide isso é o usuário.

Há algum tempo, conheci uma nova rede social. Não era nada promissora aos meus olhos, a princípio.

Mas, com o tempo, percebi o quanto ela é valiosa. A ponto de chegar a considerá-la o próximo estágio do Google.

De fato, um dos momentos mais agradáveis do meu dia é quando recebo o relatório diário por e-mail e acumulo algum conhecimento para o restante da vida.

É claro que estou falando da Quora, plataforma de perguntas e respostas que apresenta uma curva de crescimento um tanto quanto interessante, como você verá a seguir.

Neste artigo, pretendo explanar alguns pontos devido aos quais considero que essa rede social causará grande impacto nos setores de SEO e Marketing de Conteúdo nos próximos anos.

E aí, simbora?

Mas antes, o que é a Quora?

Sem maiores vai-e-vens, a Quora é uma plataforma de perguntas e respostas. Ou, na popular sigla em inglês, Q&A (question and answer).

Quantos mais votos a resposta para uma pergunta recebe, melhor o seu ranking.

Tá legal. Você já deve ter se deparado com algumas ferramentas semelhantes, como o Ask.fm e o próprio Yahoo! Respostas.

Mas, então, o que a Quora tem de tão diferente?

Sendo bem sincero… Eu não sei.

O que podemos perceber ao utilizá-la é a qualificação do público. Nada de respostas rasas, trollagens ou fake news. A comunidade “quoran” é séria. E muito séria.

Tem gente extremamente qualificada por lá, como o instrutor e controlador de voo da NASA, Robert Frost e o renomado autor James Autucher.

Lá você pode encontrar sócio de Mark Zuckerberg, diretor do Foursquare, dono de time de basquete da NBA e muito mais. Até mesmo engenheiros do Google.

Alguns dos mais importantes nomes do Vale do Silício e do mercado brasileiro de tecnologia e marketing também estão por lá.

A ferramenta foi criada em 2009 por dois ex-funcionários do Facebook e, de lá pra cá, apresentou um crescimento assustador.

Hoje são mais de 300 milhões de usuários mensais e um valuation de 1.8 bilhões de dólares.

As perguntas são divididas em tópicos e o usuário escolhe quais são os temas de maior interesse.

No mínimo intrigante, não é mesmo?

Bom, mas assim como os usuários da Quora, você veio aqui atrás de respostas, certo? Então vamos a elas.

Por que a Quora é superior ao Google?

Ironicamente, para responder a essa questão, temos que responder a uma pergunta:

Qual é o objetivo do Google?

3… 2… 1… e… Tempo esgotado!

Na verdade, é bem simples.

O objetivo do Google é responder às dúvidas dos usuários.

Match! Aqui podemos perceber que ambas as plataformas têm o mesmo objetivo, não é mesmo?

Se fosse no Tinder, seriam o par ideal, mas falamos de mercado. O que representa concorrência.

O próprio Google considera o Quora uma fonte confiável de informações. Veja os dados a seguir, extraídos da ferramenta SEO Weather:

O DA na segunda coluna se refere à Autoridade de Domínio. Inseri a da Wikipedia apenas para comparativo. Ambos têm o mesmo valor nesse quesito.

Pense bem: quantas vezes você já realizou uma pesquisa e os primeiros resultados incluíam uma página da Wikipedia? Muitas, eu aposto.

O que você precisa saber é que esse é um número extremamente alto. Ponto. Tanto que chamou a atenção do pessoal do Search Engine Journal, neste artigo.

Concluímos que as respostas do Quora, por mais que advenham de meros usuários, são extremamente confiáveis. Mas por quê?

Respostas específicas

Se você já estudou SEO, provavelmente está habituado ao conceito de cauda longa.

Basicamente, em vez de concentrar-se em palavras-chave de ampla concorrência, como “Iphone 8”, o responsável pela estratégia foca em termos específicos. Por exemplo, “capa para Iphone 8 amarela com bolinhas vermelhas em São Paulo”.

Tá, tá, eu exagerei. Mas você entendeu o conceito.

Elas dirigem menos tráfego mas, em compensação, é qualificado e menos concorrido.  

Agora, veja bem qual é o processo no Google. As pessoas buscam por algo e têm respostas prontas. Na Quora, elas passam a ser elemento ativo no processo, já que perguntam o que querem.

Isso inclui, é claro, questões extremamente específicas.

Ora, quem aí nunca buscou por algo e encontrou uma resposta genérica?

“Qual o melhor remédio para emagrecer 4 quilos em duas semanas?”. “Quem matou Don Corleone?”. “Qual era o nome da goma de mascar de embalagem verde que vendiam em São Paulo em 1976?”.

No Quora você recebe respostas específicas para dúvidas específicas. De um modo geral, isso é muito interessante, já que dificilmente o usuário abandonará a página desinformado.

Direto ao ponto

Vamos tocar em outro ponto interessante sobre os resultados de busca do Google.

É muito comum que, ao buscar algo no mecanismo, você acabe em um artigo de 7 mil palavras com um monte de informações que não lhe interessam, não é mesmo?

Esse tipo de conteúdo é muito bom quando o interesse é profundo. No entanto, para pequenas dúvidas, é preciso ser certeiro.

No Quora, mesmo em respostas mais elaboradas, o foco é a pergunta do usuário. Dificilmente você encontrará algo que não seja relacionado ou não complemente o tema de maneira positiva.

Se você perguntar qual é o país mais frio do mundo, um usuário lhe responderá diretamente. Não será necessário ler uma lista inteira com os 28 países com menores temperaturas.

Autoridades no assunto

O Marketing de Conteúdo se tornou um mercado.

Se por um lado isso é excelente, pois estamos respondendo a mais dúvidas dos usuários, as informações também são cada vez mais rasas.

Hoje existem diversas pessoas que vivem de criar blogs, ebooks e outros formatos de conteúdo. E muitas delas são extremamente competentes.

O problema é que dificilmente elas serão experts. A maioria acessa fontes para coletar informações, e não possuem conhecimento empírico. Às vezes a experiência é nenhuma.

No Quora isso não acontece. Você pode solicitar respostas de pessoas que são autoridade no assunto.

Graças a isso, a Quora também é uma ferramenta ótima para pessoas que querem trabalhar o Marketing de Autoridade e tornarem-se referência no mercado.

Ainda que não haja um êxodo completo para o Quora no Brasil, eu realmente creio que o modelo utilizado pela rede social é o mais adequado para os anos que se seguem.

O Google pode se remodelar, é claro, como sempre fez, e continuar com o monopólio. Ou talvez surja algo novo até lá. Quem sabe?

No entanto, eu realmente acho que o método quorista pode modelar novas formas de se fazer SEO e Marketing de Conteúdo.

Talvez essa comunicação P2P (people-to-people), de especialistas para usuários, se consolide como formato de comunicação dominante nos próximos anos.

Bom, chegamos ao fim de mais um texto. Se você gostou do conteúdo e quer saber mais sobre temas como Marketing de Autoridade e marca pessoal, convido-o a conhecer este portal! Aguardo você por lá!