Como criar uma persona em uma estratégia de marketing pessoal

Introdução

Muitas pessoas falham em alcançar o sucesso em uma estratégia de marketing pessoal.

Geralmente, elas perdem as esperanças e dizem que as ações simplesmente não funcionam. Esse é o caminho mais curto para mascarar a falta de planejamento.

Pois é, assim como qualquer outra atividade de marketing digital, é preciso criar um plano de ações e seguir à risca o que foi traçado previamente.

Dentro desse esquema, um dos erros mais comuns é a ausência de uma persona. Esse elemento é primordial para a execução de qualquer princípio dentro de estratagemas digitais.

Não sabe do que se trata ou quer aprender a aplicá-la em sua estratégia de marketing pessoal? Então você chegou ao lugar certo!

Neste artigo, você aprenderá tudo sobre o conceito de persona e sua utilização no Marketing de Autoridade! Chega pra cá!

Mas antes, o que é uma persona?

Eu costumo dizer que a persona é a evolução do público-alvo, conceito muito utilizado no marketing tradicional.

Como sabemos, a internet trouxe novas necessidades para as ações de marketing online e geração de autoridade. Hoje, o público deve ser cada vez mais específico. Tão específico que se tornou único.

Persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal da empresa e traz dados valiosos para a elaboração das estratégias de marketing.

Para facilitar ainda mais o entendimento, convido-o a observar um exemplo prático hipotético.

Ana Paula é dona de uma loja online de panos de prato. Para aumentar as vendas do site, ela decide investir em um plano de negócios na web. O primeiro passo para tal, é claro, é a definição do público.

Se fossemos utilizar o antigo conceito de público-alvo, ficaria mais ou menos assim:

Público-alvo

Imagem: Flaticon

Mulheres entre 30 e 60 anos, das classes B e C, residentes em São Paulo e Região Metropolitana.

Perceba que, nesse caso, tratamos de um grupo. Ou seja, uma parcela da sociedade com algumas características comuns.

Agora, transferindo a causa para a modernidade, temos o conceito de persona:

Persona

Imagem: Flaticon

Juliana, 43 anos, dona de casa e freelancer. É mãe de dois filhos de 4 e 12 anos. Tem dificuldades para administrar a casa e conciliar os cuidados com a família e o trabalho regular. Se interessa por decoração, qualidade de vida e  organização. É heavy user das redes sociais, principalmente o Instagram. Também utiliza o WhatsApp com frequência. A empresa pretende ajudá-la facilitando processos domésticos e transformando sua casa em um ambiente mais agradável.

É fácil perceber que, em vez de um grupo, temos uma única pessoa. Ou seja, a personificação detalhada do público-alvo.

Obviamente nem todos os clientes da sua cartilha apresentarão esse panorama. No entanto, a definição auxiliará na criação de conteúdos relevantes, tom de voz, linguagem, adequação aos canais e muitos outros elementos.

Quando tratamos de Marketing de Conteúdo, por exemplo, temos alguns dados valiosos em mãos. Para começar, temas. É bem provável que Juliana se interesse por textos com os seguintes títulos:

  • DIY: como criar um jardim de inverno lindo em seu apartamento
  • Trabalho freelancer para mamães: como conciliar família e home office
  • Conheça 5 aplicativos para cuidar do corpo sem sair de casa

Isso resolve o preceito básico das ações de Inbound Marketing: ser útil para a sua persona. Mesmo sem citar o produto.

Continuando, sabemos qual é o principal canal de contato: o Instagram. E também uma ótima opção para manutenção do relacionamento, que é o WhatsApp.

Bem legal, né?

Quanto mais detalhada a sua persona, mais fácil se torna elaborar ações de marketing.

E lembre-se: personas podem ser mutáveis. Ao longo do tempo, você descobrirá novas informações sobre o seu cliente ideal e seus hábitos e costumes podem se modificar.

Como criar uma persona para uma estratégia de marketing pessoal?

Muito se engana quem pensa que o conceito de persona é aplicado somente em ações de empresas. Na realidade, ela é tão fundamental quanto em estratégias de marketing pessoal e Marketing de Autoridade.

Se o seu objetivo é aumentar as vendas do negócio, tornar-se referência em um assunto ou alçar voos mais altos em sua carreira, é preciso investir nesse conceito.

Afinal, todos os pilares do Marketing de Autoridade envolvem a comunicação. E você precisa saber com quem irá se comunicar, não é mesmo?

A criação da persona envolve alguns passos. Vamos a eles:

1. Faça uma pesquisa de mercado

A melhor maneira para se criar uma persona para marketing pessoal é por meio de uma pesquisa de mercado.

É claro que nem todos têm condições para contratar institutos de pesquisa. No entanto, existem outros meios para tal.

Por exemplo, criando questionários no Google Forms e enviando em grupos segmentados do Facebook. Descubra o método ideal e elabore perguntas que realmente façam sentido.

2. Tire proveito de dados existentes

Em negócios já estabelecidos, é muito comum que as ferramentas digitais recolham dados automaticamente.

Google Analytics, Facebook Insights, Twitter Analytics e outros recursos oferecem gratuitamente informações acerca dos seguidores e fãs.

Naturalmente, esse conhecimento deve ser aplicado à persona, já que contém materiais valiosos sobre comportamento, geografia e demografia do público.

3. Entreviste seus clientes

Conversar com as pessoas que já são compradores é um ótimo meio para obter bons insights para composição de persona.

Afinal, são indivíduos que já adquiriram o produto e têm dores semelhantes àqueles que podem precisar do que você oferece.

4. Observe a concorrência

Outro método eficaz é por meio da análise da concorrência. Em sua conceituação, é exatamente uma empresa que anseia atingir o mesmo público que o seu negócio.

Assim sendo, é razoável pensar que compartilham a mesma persona. Uma dica: os seguidores em redes sociais, por exemplo, são informações públicas.

Portanto, é possível avaliar dados relacionados ao público dando uma espiadela em canais do outro lado da cerca.

5. Para começar do zero, arrisque

Em empreendimentos em início de execução, nem sempre será possível realizar as ações acima.

Portanto, vale apostar no conhecimento empírico adquirido em experiências anteriores ou imaginar um cliente ideal.

É claro que isso não deve se manter para sempre. Afinal, com o tempo, os dados recolhidos naturalmente serão de grande ajuda. Assim, a sua persona estará em constante construção e desenvolvimento.

E então, meu amigo! Gostou de saber como criar a sua persona para sua sua estratégia de marketing pessoal? Eu realmente espero que sim!

E se esse conteúdo foi útil para você, convido-o a assinar a nossa newsletter e receber muitos outros materiais como este diretamente na sua caixa de entrada!