Personal branding: afinal, é essencial ter um blog pessoal?

Introdução

“Afinal, é realmente necessário ter um blog para trabalhar o personal branding?”. Essa é uma das perguntas que eu mais escuto entre eventos, palestras e conversas com parceiros de negócios.

A maioria das pessoas já compreendeu a importância do Marketing de Autoridade e querem trabalhar a imagem pessoal para melhorar os resultados da empresa, começarem negócios do zero ou galgar posições mais elevadas dentro da empresa.

No entanto, muitas ainda não compreendem o panorama geral do marketing pessoal e ainda se questionam sobre a real necessidade de um blog pessoal.

Sem mais delongas, vou logo avisando: o blog é uma das ferramentas indispensáveis em ações de MdA.

No entanto, visando esclarecer todas as dúvidas, decidi criar este artigo. Nele, mostrarei por que utilizar o blogging em estratégias de personal branding e outras informações importantes! Então, continue a leitura!

Qual é a diferença entre um blog pessoal e um blog corporativo?

Antes de mais nada, é preciso estabelecer a linha tênue que separa o personal branding é o branding corporativo. Isso, é claro, também resume a diferença entre o blog pessoal e o blog da empresa.

É claro que uma boa reputação empresarial é extremamente valiosa. No entanto, o Marketing de Autoridade surge como uma das tendências mais engenhosas na esfera de negócios da modernidade.

Na blogosfera, as pessoas querem se relacionar com outras pessoas, e não somente com marcas, cores e logos.

A humanização das organizações torna muito mais fácil estabelecer relações interpessoais, reduzindo o ciclo de vendas, e prepara a corporação para eventuais crises.

Por isso, ambas as estratégias são extremamente valiosas. Tanto o blog pessoal quanto o corporativo devem ser aliados na construção de um negócio de sucesso.

Eles trabalham juntos para estabelecer uma relação de confiança que atrai e fideliza consumidores.

No meu caso, temos o marketingdeautoridade.org (o blog que você acessa nesse momento) e o rafaelcastelli.com.br, no qual compartilho insights um pouco mais pessoais.

Por que devo criar um blog pessoal para personal branding?

Responder a essa pergunta nunca é fácil. Afinal, são muitos os benefícios de um blog pessoal para o personal branding.

Assim sendo, tentarei demonstrar a seguir alguns dos principais, trazendo também algumas ideias sobre como implementá-los em suas estratégias digitais rumo à conquista do posto de referência em um determinado tema.

É de fácil acesso

A primeira razão pode parecer um tanto quanto simplória, mas eu gostaria de colocá-la em formato de pergunta: por que não ter um blog?

Hoje em dia a prática tornou-se extremamente simples. Não é preciso ser um colunista da Folha de São Paulo ou um famoso palestrante para estabelecer uma presença digital na internet.

Ferramentas como WordPress, Blogspot e Wix permitem a criação de um blog pessoal em instantes.

Você provavelmente precisará investir em um serviço de hospedagem e domínio para gerar ainda mais autoridade, mas há planos bastante acessíveis nos servidores brasileiros e internacionais.

Em suma, não há desculpas para não ter um blog. É um recurso extremamente barato e eficiente. Utilizar esse poderoso artifício está ao alcance de suas mãos.

Aumenta a credibilidade

Sem meias palavras, o blog aumenta a credibilidade do indivíduo.

Coloque-se no lugar de seus clientes. Quando estiverem em dúvida entre a sua empresa e outra, eles provavelmente se sentirão muito mais confortáveis em fazer negócios ao perceberem que você é uma referência no assunto, não é mesmo?

Em outras palavras, o blog pessoal mostra às pessoas que você é um expert, ao ponto de dar dicas e tecer comentários precisos acompanhados pelo público. É como elas saberão que você não é um Zé Ninguém em seu nicho.  

Potencializa a visibilidade

Como dito no tópico anterior, um blog mostra que você tem conhecimento. No entanto, não adianta muito ser enxergado como um especialista se isso não gera oportunidades de negócios, concorda?

Para isso, é preciso ser visto. Um blog é uma ótima ferramenta para atrair pessoas pois aparecem em mecanismos de buscas como Google e Yahoo!.

Essas técnicas, conhecidas como SEO (Searching Engine Optimization), fazem com que um mero desconhecido possa ser encontrado por milhares de pessoas que realizam pesquisas nessas ferramentas de pesquisas diariamente.

Ou seja, uma ótima maneira de gerar tráfego e trazer uma audiência que desconhece a sua imagem pessoal para perto.

Gera autoridade

Segundo Adam Witty e Rusty Shelton, autores do livro Authority Marketing (ForbesBooks, 2018, a autoridade é representada pelo seguinte cálculo:

Autoridade = credibilidade + visibilidade

Um elemento não funciona sem o outro. Como visto nos tópicos que você acabou de ler, a fusão de ambos é a alavanca que permite a potencialização do marketing pessoal.

Auxilia a persona

Outra grande vantagem do blog pessoal em uma estratégia de personal branding é, justamente, o auxílio à persona.

Muitas vezes também mesclado à educação do mercado, gera não apenas conhecimento para o público-alvo, como também relacionamentos.

Pense na seguinte situação: Juliano, um potencial cliente, tem uma determinada dúvida sobre um tema relacionado ao seu mercado.

Ao digitá-la no Google, ele cai em seu blog pessoal. E ali, acompanhado da resposta, está vinculada a sua assinatura.

Quando isso passa a acontecer com regularidade, Juliano percebe que você já o ajudou diversas vezes e, automaticamente, passa a vê-lo como um rosto amigável e um nome fidedigno.  

Recolhe leads qualificados

Como se não fosse suficiente, a estratégia de blogging é elemento fundamental em ações de Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e funil de vendas.

Ou seja, é o principal processo utilizado para atrair usuários e convertê-los em leads. Isso significa que, além de aparecer nos motores de pesquisas, também induzem ao contato contínuo.

Isso ocorre, por exemplo, quando ele se inscreve em uma newsletter. Isso nada mais é que uma oportunidade de negócio gerada pelos meios digitais, que são alicerces para ações de personal branding.

Espero que este texto tenha sido útil para você de alguma maneira. Como visto, um blog pessoal tem muito a acrescentar quando falamos sobre imagem pessoal.

Bom, se você gostou do material, tenho um convite. Que tal certificar-se em Marketing de Autoridade gratuitamente, incrementar o seu currículo e ainda adquirir conhecimentos avançados no tema? Se assim desejar, acesse agora mesmo a Certificação em Marketing de Autoridade!