Conheça 7 redes sociais para gerar autoridade

Introdução

Produzir um artigo. Escrever um livro. Dar palestras.

Esses são alguns dos meios conhecidos mais eficazes para gerar autoridade e transformá-la em lucro.

Isso é perfeitamente natural, já que o índice de autoridade gerada é proporcional à dificuldade de entrada.

Publicar um livro físico, por exemplo, é mais complicado do que criar uma postagem no Instagram, concorda? Afinal, o primeiro é para poucos, mas o segundo pode ser realizado por qualquer pessoa com acesso à internet.

No entanto, há um fator muito interessante que, muitas vezes, é negligenciado por aqueles que querem se tornar referências no mercado. Falo do Marketing de Relacionamento.

Interagir, debater, ajudar, orientar e simplesmente responder é algo essencial para a construção de uma boa imagem no Marketing de Autoridade.

E o melhor lugar para isso, é claro, são as mídias sociais. E aí vem a pergunta: afinal, quais são as redes sociais para gerar autoridade?

A resposta para essa pergunta você confere a seguir! Fique comigo e descubra quais são os canais de interação que trarão credibilidade e visibilidade para a sua marca pessoal!

1. LinkedIn

Comecemos pela maior rede profissional do mundo.

Com mais de 500 milhões de usuários registrados, o LinkedIn é fundamental para quem quer criar uma imagem positiva.

Vista um dia como uma maneira de conectar recrutadores e candidatos, hoje muitos já entenderam que sua real função vai muito além de uma lista de classificados.

Além de um grande potencial de aprendizado, a plataforma também é um ótimo local para ensinar e praticar o Marketing de Conteúdo, um dos mais importantes pilares do MdA.

Os posts e artigos no Pulse auxiliam na prospecção de oportunidades. Os relacionamentos aproximam profissionais e empresas.

Quem tem uma forte presença na rede certamente ganha destaque em seu nicho de mercado e torna-se um profissional diferenciado.

Alguns ótimos exemplos são os Top Voices, membros que ganham notoriedade e recebem o título do próprio LinkedIn.

Vale a pena conferir os perfis de Matheus de Souza e Murillo Leal, dois dos caras mais populares da rede, para verificar como funciona um bom trabalho por lá.

2. Quora

O Quora é a rede social perfeita para gerar autoridade. No entanto, ela não tem tanta força no Brasil quanto nos Estados Unidos e Índia, apenas para citar dois países.

A rede social, que tem cerca de 300 milhões de usuários mensais, funciona no modelo de “perguntas & respostas” (Q&A), no qual um usuário coloca sua dúvida e outro se propõe a saná-la.

O que acontece é que o público (tanto perguntadores quanto respondedores) é qualificado. Ou seja, geralmente são especialistas no assunto em questão.

É claro que isso a torna um ótimo local para aprendizado. No entanto, para o Marketing de Autoridade, representa uma brecha para se tornar uma referência no mercado.

Para isso, basta responder. E, é claro, embasar o raciocínio com fatos, argumentos e storytelling.

No Brasil, temos alguns bons exemplos de utilização, como Jose Geraldo Gouvea e Diego Gomes.

3. Medium

Com 60 milhões de usuários mensais, o Medium é uma ferramenta de leitura e criação de artigos.

No entanto, a plataforma possui uma espécie de “recolhimento de leads”, o que é perfeito para quem quer manter um relacionamento duradouro com potenciais compradores.

Muitos dos principais empreendedores e profissionais do mercado se reúnem por lá para compartilhar dicas, insights, tendências, inovações e muito mais.

Mas, por detrás de tudo isso, está a presença digital do indivíduo. Ao se tornar popular no Medium, você não apenas se revela um expert em um assunto, como gera muitas oportunidades de negócio.

Alguns bons nomes para seguir são João Kepler, Ícaro de Carvalho e Fabio Seixas.  

4. Twitter

Citada como a rede social mais importante no livro Authority Marketing (ForbesBooks, 2018), o Twitter conta com mais de 320 milhões de usuários ativos ao mês.

Quem poderia imaginar que em um universo de livros e palestras, uma plataforma que limita a comunicação em 280 caracteres seria uma aliada tão poderosa, não é mesmo?

O segredo por trás do microblog é justamente a sua restrição. É muito fácil se comunicar por lá.

Não é preciso criar grandes textos de apresentação, fazer uma ligação de 45 minutos ou enviar uma série de e-mails. O objetivo da rede é bem claro: relacionar-se.

Graças a isso, você pode entrar em contato diretamente com pessoas influentes do mercado. A barreira por distância geográfica ou hierárquica não existe no Twitter.

Todos falam com todos e, como há a limitação de caracteres, há mais tempo para múltiplas conversas.

Christian Barbosa, Abilio Diniz e Marco Gomes são figurinhas bem ativas e populares na plataforma em questão.

5. YouTube

É claro que a maior ferramenta de vídeos do mundo não poderia ficar de fora dessa.

Aqui temos um dos números mais impressionantes da lista: mais de 1.9 bilhão de usuários mensais.

É claro que com toda essa popularidade, é muito importante para quem quer trabalhar a imagem. Mas isso não é tudo.

Os vídeos são ainda mais eficientes que o conteúdo textual na criação de um personal branding poderoso.

Isso porque aliam a comunicação e a imagem direta do indivíduo. As pessoas se identificam com rostos, enxergam-se em seus semelhantes.

Além disso, o conceito de assinatura, que substitui o logotipo e é utilizado no Marketing de Autoridade, consiste em nome e rosto.

Acredite, as pessoas precisam conhecê-lo para confiar no que você vende.

Profissionais que fazem bom uso do recurso são Henrique Carvalho (Viver de Blog), Vitor Peçanha (Rock Content) e Rafael Rez (Web Estratégica).

6. Facebook

O Facebook tem mais de 2,32 bilhões de usuários mensais. Isso é ótimo, mas também significa que a concorrência é forte.

Por mais que tenha se tornado uma avenida quase intransitável para perfis comerciais, já que o alcance orgânico foi reduzido, ainda há espaço para trabalhar a imagem na rede.

No entanto, o meu conselho é que você foque menos nas fanpages e tente se destacar com o seu perfil pessoal.

No Marketing de Autoridade falamos de pessoas. E essa é outra ferramenta valiosa para interagir e engajar gente como a gente.

Muita gente não gosta desse tipo de coisa, mas a realidade é que ela funciona bem, principalmente em grupos.

Esse tipo de associação é uma segmentação personalizada na plataforma de Mark Zuckerberg.

Ao entrar em um grupo sobre empreendedorismo, por exemplo, você encontrará um público qualificado. Mas, é claro, tudo depende do objetivo do negócio.

Ao se tornar uma referência nos grupos, certamente a sua autoridade aumentará gradualmente, se tornando um membro respeitável em uma comunidade digital.

Isso, é claro, impacta diretamente na performance corporativa.

7. Instagram

Chegamos ao aplicativo mais querido do Brasil, o terceiro país com o maior número de usuários cadastrados: 69 milhões. No total, o valor ultrapassa 1 bilhão mensalmente.

Essa é a rede social com a menor dificuldade de entrada. São muitos perfis corporativos, múltiplos perfis pessoais e até uma incômoda quantidade de fakes.

No entanto, é possível utilizar o app para criar uma boa imagem. A base de usuários é enorme e o que facilita o trabalho é o fato de que existem múltiplos formatos de conteúdo: foto, vídeo, story e IGTV.

Principalmente nos formatos em vídeo, é muito interessante observar como é possível gerar autoridade.

Isso porque uma das regras básicas do marketing é encontrar o seu público em seu local de interesse. E, em termos de tempo, o Instagram é um dos recordistas: cerca de 53 minutos por dia.

O aplicativo é usado com muita frequência pelos usuários. Sempre que há um intervalo, em uma ida ao banheiro ou na fila do banco, as pessoas curtem, comentam e interagem com seus perfis favoritos.

Os melhores exemplos para geração de autoridade no Instagram que conheço são Érico Rocha, Fabio Ricotta e Mairo Vergara.

Agora que você já sabe quais são as redes sociais que mais geram autoridade, é hora de começar a aplicar a estratégia em suas ações, certo?

Mas lembre-se: cada tipo de negócio tem suas peculiaridades, então teste cada uma delas e veja quais trazem os melhores resultados para o seu negócio. E se você quer aprender mais sobre o Marketing de Autoridade, convido-o a participar do meu curso. Nele, você aprenderá tudo sobre as ações que o levam de desconhecido a autoridade! Te vejo por lá!