8 ferramentas para gerar autoridade online

Introdução

Gerar autoridade online é um dos objetivos mais comuns em estratégias de marketing digital nos dias atuais.

Isso acontece por uma série de razões. O Marketing de Autoridade não apenas acelera o ciclo de vendas, como também gera novas oportunidades de negócios, adquire a confiança do consumidor e torna o indivíduo uma máquina de vendas por si só.

Antigamente, para gerar autoridade, as pessoas dependiam muito da mídia adquirida. Ou seja, participações em programas de TV, rádio ou citações em jornais, revistas e outros veículos de imprensa.

No entanto, com o advento da internet, tornou-se possível construir canais de mídia própria e tornar-se uma referência em um assunto apenas com ações online.

Não se engane: os veículos tradicionais ainda são muito importantes e geram tanta ou mais autoridade que os canais da web. Assim sendo, trate-os como aliados na busca pelo sucesso digital.

Quer saber quais são as melhores ferramentas para gerar autoridade online? Então continue a leitura!

A seguir, mostrarei quais são os gadgets digitais mais valiosos para revelar à sua audiência que você é um expert em seu nicho de mercado!

1. LinkedIn

Para começar, é óbvio que preciso falar sobre o LinkedIn. A rede social profissional é um ambiente onde surgem ideias, estabelecem-se conexões valiosas e compartilha-se conhecimento.

A grande diferença da plataforma é justamente a qualificação do público. As pessoas estão interessadas em fechar negócios e aprender sobre a atmosfera profissional, o que a torna um oásis para quem quer gerar autoridade online.

Artigos no LinkedIn Pulse, posts no feed e interações com outros usuários são algumas das atividades que somam valor à imagem pessoal do indivíduo. Explore esses recursos para mostrar aos seus contatos que você é um ás em sua área de atuação.

2. Medium

A famigerada plataforma de artigos é outra ferramenta válida para gerar autoridade na internet. Aqui, mais uma vez, temos um público segmentado, que tem justamente com o intuito de aprender.

Essa rede social tem altos índices de engajamento, já que são os próprios usuários que escolhem quem seguir e recebem notificações pelo aplicativo ou email.

Uma ação que vem ganhando força, principalmente no mercado norte-americano, é a reunião de diversas autoridades em um mesmo grupo de colunistas para debater assuntos específicos de diferentes segmentos.

3. Quora

Considerada uma potência em mercados emergentes como a China e Índia, essa rede social tem o objetivo bem simples: responder diretamente às dúvidas dos usuários.

Uma das regras básicas do Marketing de Autoridade é: quem ensina, gera autoridade. Assim sendo, a plataforma é a oportunidade perfeita para quem tem algo importante para repassar.

A Quora é, ainda, uma ótima maneira de driblar a ausência de criatividade para artigos. Isso porque são os próprios usuários quem fazem as perguntas. Assim, o aspirante a autoridade só precisa respondê-las da melhor maneira possível.

4. YouTube

Até agora falamos bastante sobre formatos de conteúdo textual. No entanto, uma das maneiras mais valiosas para gerar autoridade online é justamente a aliança entre imagem e som.

Por isso, recorremos à maior plataforma de vídeos do mundo: o YouTube. Acredite, quando as pessoas enxergam o seu rosto, ouvem sua voz e a enxergam como uma pessoa (e não apenas uma marca), os índices de autoridade gerada crescem bastante.

Além disso, o formato em vídeo é o favorito da maioria dos usuários da web. Como são mais facilmente consumidos, há grandes chances de apresentarem bons resultados para a estratégia.

5. Instagram

Muito se engana quem pensa que é preciso ser sério para gerar autoridade. Apesar de o Instagram oferecer possibilidades para negócios em qualquer esfera, uma das características mais valiosas do aplicativo é a descontração.

O que acontece no Insta é que as pessoas passam grande parte do tempo na rede social. Assim, dividem o tempo entre amigos, marcas e autoridades que seguem.

Nesse caso, a indicação é encontrar um tom de voz ideal e que atinja diretamente o público-alvo. Isso, é claro, varia bastante de acordo com o nicho de mercado, produto e objetivo.

6. Blog

Ter um blog é requisito praticamente obrigatório para quem quer gerar autoridade na web. Essa, aliás, é o primeiro canal de mídia própria citado nessa lista. Ou seja, você está no controle.

Nele você pode inserir múltiplos formatos de conteúdo, coletar leads e, é claro, posicionar-se no Google, gerando tráfego orgânico para as páginas de destino desejadas.

O blog é o canal essencial de qualquer um que queira se tornar uma referência em um tema justamente por ser o quintal de casa. Nele, qualquer link, material ou ferramenta são alicerces para a geração de autoridade.

7. Email Marketing

Dando prosseguimento aos canais de mídia própria, temos o email marketing. Ao recolher leads de maneira natural, a sua lista torna-se um dos seus bens mais valiosos.

Isso porque o email é um canal extremamente pessoal. E lembre-se que as pessoas que se inscrevem na newsletter solicitaram mais informações a respeito do assunto que você domina por vontade própria.

Isso faz com que as mensagens diretamente na caixa de entrada sejam um tesouro para profissionais que desejam trabalhar o Marketing de Autoridade, aumentar as vendas ou criar o próprio negócio.

8. Academia

Um formato que ganha espaço nas principais plataformas de conteúdo ao redor do mundo são as Academias de Leads.

As pessoas acessam essa espécie de “universidade online” com o objetivo de aprender ou incrementar seus currículos.

No entanto, para quem quer se tornar uma autoridade digital, há alguns efeitos colaterais positivos muito interessantes.

As pessoas passam a enxergar seus professores como referências no assunto, sentem-se gratas pelos ensinamentos e estão muito mais inclinadas a fecharem negócios com o indivíduo em questão. Ou seja, o veem como uma autoridade e confiam em suas sugestões.

É claro que existem muitas outras ferramentas para gerar autoridade online. Vídeos ao vivo, podcasts, apresentações de slides, webinars e mais.

No entanto, acredito que por meio dos recursos aqui listados, suas estratégias surtirão efeitos positivos para o personal branding e os resultados da empresa a curto e a longo prazo!

Então, se você quer experimentar o formato de Academia de Leads, sugiro que dê uma passada na Dayleads Academies e saiba como utilizar esse instrumento em sua estratégia de marketing!