Como usar o LinkedIn como ferramenta de Marketing Pessoal?

Introdução

Se há uma coisa que aprendi em todos esses anos de carreira, é que Marketing Pessoal e autoridade pode auxiliar qualquer pessoa.

Um CEO, por exemplo, pode aumentar as vendas do seu negócio.

Já um profissional de nível júnior certamente pode galgar passos mais largos dentro da empresa.

E o produtor de conteúdo tem a possibilidade de vislumbrar seus produtos do zero ao se destacarem no mercado.

Dito isso, voltamos os olhos para uma das plataformas mais importantes quando o assunto é o Marketing de Autoridade. É claro que falo do LinkedIn.

Essa rede social cresce a cada dia, e hoje conta com quase 600 milhões de usuários cadastrados.

Mas, mais importante que esse número, é a qualificação das conexões.

São pessoas dispostas a fazerem negócios. Ou seja, ideal para germinar oportunidades.

Mas, afinal, como utilizar o LinkedIn como ferramenta de Marketing Pessoal?

Essa resposta não é tão simples, então preparei algumas dicas. Continue a leitura, pois compartilho-as a seguir!

Otimize o seu perfil

Um erro muito comum que observo no LinkedIn é a utilização dos campos de informações como instrumento de publicidade.

Mas lembre-se: ele também tem o seu próprio mecanismo de buscas. Um dos objetivos mais valiosos do Marketing Pessoal é justamente a visibilidade dada a fórmula MdA = credibilidade + visibilidade.

Então você precisa ser rastreável.

Acredite: utilizar as palavras-chave corretas em seu perfil pode aumentar significativamente o número de acessos à sua página. E isso, é claro, aumenta o seu alcance e autoridade.

O grande problema é que não existe nenhuma fórmula pronta para otimização do perfil. No entanto, posso ajudá-lo a seguir uma lógica.

Posso dar um exemplo real. Um dos meus sócios aqui no Marketing de Autoridade, o Lucas Amaral, era um redator freelancer há algum tempo.

Em busca de oportunidades de negócios, seu cargo exibia apenas a palavra “redator”.

Agora, me acompanhe em meu raciocínio. Se um recrutador buscasse por um redator para compor a equipe de marketing da empresa, seria natural que ele digitasse exatamente esse termo no campo de buscas. Com isso, poderia encontrar o Lucas.

Ótimo, certo?

Errado.

Isso porque o objetivo do Lucas é conseguir clientes para a sua cartilha, e não um emprego regular.

Assim, a solução encontrada por ele foi inserir a palavra “freelancer” no cargo. Isso segmentou o seu perfil e, a partir de então, as chances de ele ser contactado por quem realmente importam aumentaram bastante. Legal, né?

Mais tarde, depois de bastante pesquisa, ele ainda acrescentou um novo termo. Ficou assim: “redator SEO freelancer”. Segundo ele, suas aparições nos resultados de pesquisas aumentaram em mais de 400%.

Foque na persona e no objetivo

O que quero dizer, resumidamente, é que tanto o objetivo quanto a persona devem ser sempre considerados. Em meu próprio perfil, utilizo o termo “Especialista em Marketing de Autoridade”.

Afinal, é sobre este tema que eu quero ficar conhecido. Quando alguém digitar o termo na busca, provavelmente estarei nos resultados.

Existem muitos outros campos no LinkedIn, como o resumo e a URL. Use-os sabiamente para aproveitar-se das palavras-chave.

Invada a mente do seu público ideal e pense como eles. Assim, fica muito mais fácil adaptar-se.

Produza conteúdo regular

Eu sei, você provavelmente está cansado de ouvir falar sobre produção de conteúdo, não é mesmo?

Mas a verdade nua e crua é que não há como fugir. Para atingir as pessoas e trabalhar o Marketing Pessoal, você precisa escrever.

De um certo ponto de vista, há muitas similaridades entre uma estratégia de marketing pessoal no Linkedin e o funil de vendas do Inbound Marketing.

Ora, você precisa criar artigos e posts para atrair pessoas. Ao segui-lo, elas tornam-se leads. E, por fim, ao observar alto engajamento, você pode fazer uma oferta.

Atração, conversão, fechamento. As etapas básicas da metodologia Inbound.

Atente-se ao fato de que as maiores autoridades do LinkedIn são justamente aquelas que mais produzem conteúdo. Os chamados Top Voices.

São pessoas de grande destaque na rede, que criam posts diários e artigos regulares no LinkedIn Pulse.

Obviamente, isso gera não apenas novos negócios, como também a possibilidade de saltos em suas carreiras.

A boa notícia é que há diversos nichos nos quais se encaixar. Ao tornar-se uma referência em um mercado específico, você certamente abrirá as portas para um rol de aberturas.

Adicione pessoas

Quando entrei no LinkedIn, achei que a melhor estratégia seria a de adicionar o maior número de pessoas possível. Ledo engano.

Ao adicionar levianamente qualquer um, reparei que o engajamento dos meus posts caía cada vez mais.

A questão é: a solução para isso é muito simples. Você deve adicionar usuários de áreas similares ou gostos parecidos. Fácil, né?

Ao contrário do Facebook, por exemplo, que visa estreitar laços antigos com amigos de infância e velhos colegas, o LinkedIn estimula que você faça novas conexões.

Então não há porque hesitar ao enviar solicitações de contatos. Essas pessoas podem fazer negócios com você amanhã.

No entanto, vale frisar, é importante que elas realmente tenham interesse no que você publica ou vende. Caso contrário, o efeito será reverso.

Pode acreditar, desde que comecei a adicionar pessoas da área de Marketing e TI, minhas especialidades, os índices de interações cresceram exponencialmente.

Interaja com os players

Por mais que você possa vender ou encontrar parceiros de negócios, lembre-se de que o LinkedIn é uma rede social. Ou seja, uma plataforma criada para interação.

A dica aqui é: haja como uma pessoa. Os membros não querem mais saber de posts robóticos, palavras complexas, formalidade forçada. Seja você mesmo, como é no cotidiano.

Em resumo, esqueça a atuação.

Conversar com as pessoas não afeta apenas o algorítmo, mas tem um efeito muito mais prático. Somente através do diálogo você será capaz de estabelecer conexões realmente próximas.

É muito importante que as pessoas se lembrem de você. Principalmente por criar um bom conteúdo ou oferecer ajuda, por exemplo.

Debates também são ótimos para reafirmar a sua autoridade. Quando você se revela solícito e disponível para os players que o rodeiam, eles certamente o observarão sob uma ótica positiva.

Além disso, lembre-se de um dos pilares do Marketing de Autoridade, o Marketing de Referência. Aqueles que interagem com você provavelmente se lembrarão do seu nome e do seu rosto ao fazer uma indicação.

E então, este texto foi útil para você? Eu realmente espero que sim!

Se for o caso, que tal me seguir lá no LinkedIn? Eu sempre envio alguns conteúdos no Pulse e costumo bater um papo com os meus seguidores sobre Marketing Pessoal! Te aguardo por lá!