Conheça os 7 pilares do Marketing de Autoridade (+2 bônus)

Introdução

No livro Authority Marketing (ForbesBooks, 2018), Adam Witty e Rusty Shelton nos apresentaram a um novo conceito.

Em português conhecido como Marketing de Autoridade, trouxe definições certeiras sobre a importância da imagem pessoal e tudo aquilo que torna alguém uma referência no assunto.

Além, é claro, da eficiência disso para gerar oportunidades de negócios.

Toda a base de sua explanação é baseada nos 7 pilares do MdA, técnicas essenciais para tornar alguém uma autoridade.

E é exatamente sobre os alicerces da estratégia que falarei a seguir.

Se você quer dominar o Marketing de Autoridade e aprender tudo sobre os pilares que o sustentam, continue a leitura!

1. Imagem e Onipresença

Foto: VisualHunt

Assim como em outras estratégias de marketing, o conceito de imagem está relacionado à perspectiva do público.

No entanto, enquanto muitos ainda utilizam-o para estabelecer uma boa ótica do consumidor com relação à empresa, no Marketing de Autoridade o alvo é o indivíduo.

O termo em inglês é o personal branding, muito difundido em ações de marketing pessoal.

Em poucas palavras, é necessário que as pessoas tenham uma boa visão sobre você. Todas as demais ações têm o objetivo de mostrar ao público o quanto você é confiável.

Por associação imediata, também confiarão na sua empresa e no que você vende.

Já a onipresença é o ato de fazer-se presente em todos os locais. Por conta disso, naturalmente é associada ao mundo digital.

Por exemplo, ao buscar pelo seu nome no Google, Facebook ou LinkedIn, as pessoas devem ser direcionadas a páginas sob seu controle.

Principalmente em mídia própria, como blog ou site. No entanto, se isso não for possível, também pode ser mídia alugada. Ou, quiçá, em mídia adquirida, como referências em outros portais.

O mais importante, nesse caso, é abrangência. Cobrir a maior parte do terreno quando o tema é você e o tema que domina.

Mas como fazer isso? Bom, não existem garantias, mas um site e blog oficiais com o seu próprio nome, criação de conteúdo regular e tráfego constante são elementos que ajudam bastante.

2. Aquisição de Leads

Imagem: Flickr

Assim como no Inbound Marketing, a principal meta da aplicação do Marketing de Conteúdo é gerar e qualificar leads.

“E por quê?”, você me pergunta.

Bom, quando as pessoas visitam o seu site, assistem uma entrevista com você ou veem o seu nome citado em um artigo é muito interessante.

No entanto, não há qualquer vínculo existente. O mesmo usuário que faz isso pode nunca mais entrar em contato com você. E isso, é claro, representa a perda de um potencial cliente, aluno ou admirador.

Por isso é preciso estabelecer um canal de contato permanente. Só assim você será capaz de nutrir um relacionamento, fazendo com que a pessoa confie e o enxergue como um ás no seu nicho de mercado.

Assim, a aquisição de leads por meio de newsletter, downloads de materiais, webinars, Academia de Leads e até mesmo manualmente em palestras e eventos é muito importante.

3. Marketing de Conteúdo

Imagem: Pixabay

Como visto no tópico anterior, o Marketing de Conteúdo é a argamassa utilizada para construir os pilares da autoridade.

O motivo é simples: somente com o conteúdo você consegue atrair as pessoas, mostrar o seu conhecimento acerca do assunto e criar relacionamentos duráveis.

Por isso, todo o conteúdo vinculado à sua assinatura deve ter qualidade. Além, é claro, da assiduidade. Produzir materiais regularmente é o melhor caminho para estabelecer vínculos duradouros.

É claro que cada formato tem suas peculiaridades e, portanto, geram diferentes níveis de autoridade.

Um livro notoriamente gera mais autoridade do que um social post, por exemplo.

No entanto, o segredo está no investimento em múltiplos modelos. Artigos em blogs, LinkedIn Pulse e Medium. Vídeos, podcasts e apresentações de slides. Ebooks, infográficos e social posts.

Todos eles têm o seu valor. Cabe a você estabelecer uma relação de custo-benefício que melhor se encaixe à sua realidade.

4. Relações Públicas & Mídia

Foto: VisualHunt

Antigamente as Relações Públicas eram associadas à imprensa tradicional. Jornais, revistas, estações de rádio e canais de TV, por exemplo.

No entanto, com a ascensão da internet, isso mudou bastante. Hoje existem diversos outros canais de comunicação igualmente relevantes.

Os canais no YouTube, por exemplo, são fenômenos de audiência. Os podcasts substituem os programas de rádio e podem ser ouvidos pelos usuários no momento em que preferem. E blogs e portais substituem os veículos de mídia impressa.

É claro que a mídia tradicional ainda tem grande valor. Não só isso, como normalmente gera mais autoridade do que os demais canais digitais.

Estabelecer um bom relacionamento com múltiplos órgãos é a melhor maneira para gerar mídia adquirida.

Convites para palestras, talk-shows e outros certamente surgirão com um bom trabalho de RP.

Assim sendo, é válido dar o passo inicial e evitar o posicionamento passivo. Entre em contato com os responsáveis e inicie um projeto de parcerias a curto ou a longo prazo.

5. Oratória

Foto: Pixabay

Desde a antiguidade, uma das melhores formas para se gerar autoridade é a oratória.

As pessoas imediatamente associam alguém sobre o palco, com o público atento às suas palavras, a uma referência de grande sabedoria.

As palestras não somente são eficientes por conta da atenção completa da audiência, mas também porque atraem um público extremamente qualificado.

Essas pessoas provavelmente têm grande interesse no que você diz. Além disso, a presença física gera confiança com muito mais facilidade do que os canais digitais.

Portanto, treine essa habilidade. E não se esqueça de aproveitar a oportunidade para levar a plateia até os seus próprios canais, a única maneira de transformar autoridade em lucro.

6. Eventos

Foto: PxHere

Eventos geram muitas oportunidades.

Você não apenas estará em meio a uma vastidão de pessoas que compartilham objetivos e ideias, como poderá criar relacionamentos reais.

O ambiente digital é uma maneira excelente para se aproximar das pessoas de maneira massiva. No entanto, não há nada mais poderoso que uma conexão olhos nos olhos.

Em conferências você terá a possibilidade de conversar com as pessoas, mostrar quem é e dialogar sobre soluções para diferentes problemas.

O contato pessoal é, disparadamente, a melhor maneira para gerar confiança. Portanto, aproveite essas situações para estabelecer conexões e, novamente, levar as pessoas até os seus próprios canais.

7. Marketing de Referência

Imagem: Pixabay

O último pilar citado por Witty e Shelton no livro é o Marketing de Referência. No entanto, acredito que essa ação é muito mais uma consequência que um meio.

Ora, quando você faz um bom trabalho, auxilia pessoas, dá bons conselhos e prescreve boas soluções, é natural que todos passem a recomendá-lo.

É claro que tudo isso pode (e deve!) ser estimulado, novamente evitando o posicionamento passivo.

No entanto, tornar-se referência também representa que você faz um ótimo trabalho no pós-venda e seus clientes continuam engajados. Ou seja, o Sucesso do Cliente.

São dois coelhos com somente uma cajadada que estabelece um ciclo. Você mantém os compradores leais, que por sua vez estimulam outras pessoas.

Bônus 1: Autoridade da Equipe

Foto: Pixabay

Apesar de não ser um tópico citado pelos autores de Authority Marketing, um dos movimentos mais importantes que noto em grandes empresas é o crescimento da autoridade das equipes.

Ou seja, estimular a definição como referência em seus assuntos de domínio. Afinal, eles também representam a empresa.

Uma empresa internacional que faz isso muito bem é a Hubspot. Quanto mais os colaboradores da equipe crescem e desenvolvem blogs pessoais, artigos e outros formatos de conteúdo, mais leads e clientes entram na equipe.

No Brasil, um bom exemplo é a Rock Content. Os professores da Universidade, por exemplo, são vistos como autoridades nos assuntos que lecionam. E isso, é claro, traz boas consequências para a própria empresa.

Bonus 2: Marketing de Relacionamento

Por fim, cito aqui o Marketing de Relacionamento. Você certamente se impressionaria ao descobrir o poder dos relacionamentos.

Em palestras e eventos, isso é essencial. Reserve um momento para conversar com as pessoas antes e depois. Certamente surgirão boas oportunidades.

Não é muito diferente no meio digital. O que percebo nos dias de hoje é que muitas pessoas pensam somente na criação de conteúdo, mas ignoram os comentários em redes sociais, por exemplo.

Responder um a um pode ser trabalhoso, é claro. No entanto, certamente essa ação compensa e você possivelmente colherá bons louros.

Dar atenção a um único usuário, muitas vezes, é tudo que você precisa para impulsionar o seu nome. Por isso, não ignore sequer as mensagens inbox. Construa relações duradouras.

E então, este artigo foi interessante pra você? Nesse caso, que tal seguir o Marketing de Autoridade no Facebook? Certamente você receberá muito mais conteúdo relevante!