Você sabe quais são os 18 tipos de autoridade?

Introdução

Existem diversos tipos de autoridade. Desde o surgimento dos seres humanos, líderes se destacam por diferentes razões e passam a determinar as regras em comunidades.

No mundo do marketing, no entanto, a autoridade deve ser merecida. Não há qualquer fator impositivo que torne alguém referência de mercado a não ser a demonstração de conhecimento excepcional sobre um tema.

No entanto, vale ressaltar que é muito importante compreender outras formas de conquista de posições de prestígio. Afinal, por que as pessoas obedecem, aceitam, admiram, seguem e são influenciadas por ideias e conselhos alheios?

É o que vamos descobrir no artigo a seguir. Continue a leitura e conheça os diferentes tipos de autoridade segundo os estudos de Stanley Milgram, renomado psicólogo americano. Vamos lá?

1. Autoridade Acadêmica

Apesar do nome, a autoridade acadêmica não é concedida apenas a professores.

Na verdade é uma concepção de respeito mediante ao conhecimento teórico ou, em outras palavras, admiração devido à inteligência do indivíduo.

Esse tipo de autoridade está diretamente relacionada ao Marketing de Autoridade, já que é um modelo conquistado — e não forçado.

Em suma, alguém que estudou o suficiente para repassar os ensinamentos a outras pessoas gera a sensação de autoridade nos alunos.

Segundo as pesquisas de Milgram, não é preciso, necessariamente, que a autoridade seja uma expert no assunto. No entanto, ela precisa ser reconhecida como tal e ser capaz de orientar as pessoas que a seguem.

Ao transferirmos esse conceito ao modelo tradicional de marketing online, temos alguns exemplos como os cursos online, vídeos educativos e Academias. Graças a isso, produtores de conteúdo geralmente recebem o título.

2. Autoridade Carismática

A autoridade carismática é a que mais se aproxima da definição de um líder no ambiente corporativo.

Ou seja, aquela pessoa que estimula os demais membros de um grupo a atingirem seu máximo potencial.

Nesse caso, são as atitudes e ideias que realmente determinam a relação de autoridade. Seus seguidores o fazem por admiração e respeito ao indivíduo.

Na realidade, a inspiração não está associada diretamente ao caráter benigno ou maligno da pessoa, mas a seu poder de motivar pessoas e sugestionar pensamentos.

Aqui também podemos fazer uma associação com o Marketing de Autoridade, já que um dos principais objetivos da estratégia é alcançar as pessoas em um nível quase particular.

Por se tratar de um modelo de proximidade, a autoridade carismática é mais facilmente alcançada por meio de relacionamentos interpessoais e/ou oratória. Palestrantes, por exemplo, comumente são agraciados com esse tipo de autoridade.

3. Autoridade Especializada

Outro tipo de autoridade muito utilizada no mundo do marketing é a especializada.

Nesse caso, ela representa quando alguém sabe muito sobre determinado assunto. Portanto, aos olhos do público, ela torna-se uma referência.

Geralmente ela é muito citada em discussões, quando alguém faz apelo às opiniões pelo indivíduo emitidas em debates pessoais e virtuais.

Vale dizer que as autoridades desse modelo não serão respeitadas em qualquer assunto, mas em temáticas específicas. De modo similar, representam expertise para uns, mas não para outros.

São identificadas por meio de três características: domínio, profundidade e interesse acerca do conteúdo. Pesquisadores em diversas áreas gozam desse tipo de autoridade.

4. Autoridade de Fundador

Como o próprio nome diz, esse tipo de autoridade ocorre quando alguém é o criador de uma ideia, conceito ou organização.

O fundador de uma empresa, por exemplo, adquire autoridade imediata quando o fato é citado, mesmo que o receptor não conheça, de fato, a pessoa ou o negócio.

A imagem passada ao criar algo é a de que a pessoa tem habilidades de organização de pessoas, têm experiência suficiente para gerir e não medem esforços para alcançar o objetivo. Em outras palavras, são aptos a liderar.

No ambiente corporativo, esse tipo de autoridade é visto em empreendedores, fundadores e outros profissionais de nível executivo.  

5. Autoridade Legal-Governamental

Esse tipo de autoridade é institucional e regulamentada por meio da legislação. Ou, de outra maneira, representa o uso de uma posição para exercer autoridade.

Aqui, vale frisar, a autoridade não é conquistada e, muitas vezes, não é sequer válida. É apenas um status que faz com que a pessoa sinta-se em uma posição de prestígio em relação a outras pessoas.

Esse tipo de autoridade é concedida a um juíz ou a um policial, por exemplo. Já no ambiente empresarial, é atribuída a gerentes, sócios e outros profissionais em posição de supervisão.

6. Autoridade Organizacional

A autoridade organizacional é aquela indicada a um indivíduo por um tempo geralmente limitado.

Por exemplo, ao designar a tarefa de liderar uma equipe em um projeto específico da empresa. Esse tipo de autoridade é, portanto, transferível e instável.

A parte ruim é que muitas vezes a pessoa não se sente preparada para lidar com tamanho poder, o que gera instabilidade emocional. O famoso “peso sobre os ombros” pode realmente prejudicar o indivíduo nesse caso.

Por outro lado, também é capaz de gerar o sentimento de autoconfiança, estimulando a pessoa em suas atividades cotidianas.

7. Autoridade de Proprietário

Como não poderia deixar de ser, a autoridade de proprietário remete ao dono de uma empresa ou organização.

Nesse caso, diferencia-se das características de fundador, pois a relação de autoridade é transmitida pelo poder e não pela capacidade intelectual de criação.

Também distancia-se do conceito de líder, visto que o proprietário geralmente não se envolve na rotina dos funcionários.

Contudo, possuem um tipo diferente de respeito, já que é um tomador de decisões que pode afetar a todo um grupo.

8. Autoridade Profética

Esse tipo de autoridade era muito comum no passado, mas hoje em dia ainda temos diversos exemplos.

Trata-se de líderes espirituais que ensinam e pregam ensinamentos. Muitas vezes, falam por outras pessoas ou interpretam livros, além de fazer previsões sobre o futuro e serem considerados “escolhidos”.  

Assim sendo, a autoridade profética tem fortes relações com a fé e a crença, sendo um dos modelos mais fortes sólidos de conquista de confiança e credibilidade.

9. Autoridade Punitiva

A autoridade punitiva advém da autonomia para efetivar uma punição a alguém segundo um critério pessoal ou pré-estabelecido.

Um juíz de futebol, por exemplo, recebe a soberania dentro de campo, mas não pode exercê-la fora daquele momento.

Esse tipo de autoridade é circunstancial, e geralmente é acatada durante um certo período de tempo.

O mesmo vale para um juiz durante uma audiência ou um irmão mais velho que recebeu o aval para cuidar das crianças durante a ausência dos pais.

10. Autoridade Racional-Legal

Também conhecida como autoridade burocrática, a autoridade racional-legal é baseada na racionalidade. Nesse caso, temos termos legais que a definem como tal.

Essa autoridade é empoderada por meios considerados dentro das normas da sociedade, como no caso de políticos eleitos pela população. Um presidente, governador ou deputado, por exemplo, se encaixam nessa categoria.

É válido, no entanto, frisar que até mesmo as pessoas que não votaram nos indivíduos em questão os enxergam com respeito, sendo uma autoridade repassada pelo voto da maioria.

11. Autoridade de Relacionamento

Em grandes empresas, a autoridade de relacionamento é muito comum. Isso porque suas ações impactam direta ou indiretamente a todas as outras pessoas do grupo.

Essa relação implica ouvir e respeitar ideias alheias, auxiliar mutuamente os colegas e agir como em um acordo social não-oficial.

No mundo corporativo, esse é o tipo de autoridade que mais se faz necessário, já que é a única maneira de as pessoas se organizarem e trabalharem para um objetivo comum.

12. Autoridade de Resultados

Como o próprio nome diz, a autoridade de resultados é conquistada por meio de um ou sucessivos sucessos.

Essencial em empresas, é conquistada ante o triunfo em projetos que foram designados. Isso faz com que as pessoas passem a admirar e confiar no indivíduo.

Isso pode gerar um efeito cascata, no qual outros planos importantes são designados àquela pessoa, concedendo-lhe ainda mais poder. Dessa maneira, podemos chamar de autoridade meritocrática.

13. Autoridade Adorada

Esse tipo de autoridade é adquirida devido à conduta ou comportamento de um indivíduo com relação a outro. Ou seja, é conquistada por meio da empatia.

Quando alguém demonstra carinho, afinidade ou amor, por exemplo, passa a ser enxergada em uma posição de prestígio.

Essa atribuição está relacionada à personalidade do ser, sua postura moral e capacidade de avaliar circunstâncias e deliberar sabiamente.

Esse tipo de autoridade é muito comum entre psicólogos, terapeutas, assistentes sociais e voluntários. Por ser adquirida por meios nobres, é uma das mais difíceis de se perder. Por isso, é certamente um trunfo para o Marketing de Autoridade.

Também é o que mais gera confiança nas pessoas. No mundo digital, uma boa maneira de conquistá-la é por meio de feedbacks valiosos e dedicação de atenção às pessoas que têm dúvidas.

14. Autoridade de Recompensa

Autoridades de recompensa têm em mãos o poder para recompensar outros indivíduos de acordo com suas performances.

Isso acontece com muita regularidade em escolas infantis, quando professores concedem presentes ou benefícios aos alunos. O mesmo é válido para pais e parentes.

No mundo do marketing, é muito conhecida a técnica de gameficação, que premia os usuários de acordo com o desempenho.

Para o Marketing de Autoridade, isso pode ser um grande diferencial, principalmente quando aplicado juntamente aos conceitos de Academias.

15. Autoridade Espiritual

Esse tipo de autoridade é geralmente atribuída a membros oficiais de igrejas, como bispos, padres, pastores ou papas.

Nesse caso, temos uma autoridade induzida pela instituição. Religiosos associam esses indivíduos à proximidade com elementos divinos e confiam em suas palavras para direcionamento da vida pessoal.

É muito comum que essas pessoas sejam membros notáveis em suas comunidades. No entanto, grande parte delas não possui uma presença global.

16. Autoridade de Tempo

Esse tipo de autoridade é concedida pelo tempo de empenho em uma determinada causa. Pode ser uma luta partidária, religiosa ou solidária, por exemplo.

Dentro das empresas, a autoridade de tempo é detectada em funcionários mais antigos, que são respeitados devido ao período de casa.

Muitas vezes, mesmo que suas carreiras apresentem algumas falhas, o tempo é o fator determinante para invocar suas autoridades.  

17. Autoridade Tradicional

Um dos tipos de autoridade mais comuns, a tradicional é aquela conferida a alguém pela tradição, cultura ou costumes.

É fácil identificar o argumento. Quando alguém diz que algo deve permanecer da maneira atual porque “sempre foi assim”, temos aí uma demonstração de autoridade tradicional.

O sociedade patriarcal, por exemplo, na qual o pai ou o avô é visto como o chefe da família. Outro: governos monárquicos, nos quais a autoridade é repassada de pai para filho.

Esse tipo de autoridade também pode ser implementado em empresas, como aquelas que definem como meios de promoção a escolha popular entre os colaboradores ou, tradicionalmente, aquela com o melhor desempenho.

18. Autoridade de Voto

Quando alguém tem autonomia de escolha para representar um grupo de indivíduos, tem autoridade de voto.

Isso acontecia nos antigos parlamentos gregos, nos quais os representantes tinham direito ao voto para tomar as principais decisões sociais. Nesse caso, são respeitados por integrarem um seleto conjunto de indivíduos com habilidades de deliberação.

As pessoas confiam no poder decisório dessas pessoas. Em empresas que possuem conselhos ou múltiplos sócios, por exemplo, é muito comum reparar esse tipo de autoridade.

Os múltiplos tipos de autoridade nos ensinam valiosas lições sobre como a sociedade se organiza para conceder poderes a determinados indivíduos.

Nas esfera digital, no entanto, há algo em comum: o patamar de confiança não pode ser herdado ou imposto, mas adquirido por meio de ações que estimulam o relacionamento e a repartição de conhecimento.

No Marketing de Autoridade, são muitas as atividades que engajam, convencem as pessoas sobre a credibilidade de alguém e, consequentemente, aumentam sua visibilidade.

Entre elas, temos alguns dos pilares do MdA: imagem e onipresença; aquisição de leads; marketing de conteúdo; relações públicas e mídia; oratória; eventos; e marketing de relacionamento.

Se o seu objetivo é motivar pessoas, tornar-se referência de mercado e melhorar os resultados da empresa, certamente essa é uma estratégia a ser considerada.

Se você chegou até aqui, talvez queira saber mais sobre o Marketing de Autoridade, sua história e o que ele pode fazer pelo seu negócio. Nesse caso, acesse este artigo e saiba como!